Atendimento online
Universidade Internacional da Paz
62 3258-5854

Visite nossas redes sociais:

Goiânia anuncia fundação da Rede de Monitoramento Cidadão

Publicado em : 30/03/2017

Goiânia anuncia fundação da Rede de Monitoramento Cidadão

Goiânia, capital de Goiás, é uma das cinco cidades no Brasil que terá a formação de uma rede de monitoramento cidadão, iniciativa que faz parte do Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio financeiro do Fundo Socioambiental da CAIXA (FSA/CAIXA) e que tem a Baobá – Práticas Sustentáveis como agência executora do projeto. A rede de monitoramento cidadão de Goiânia tem como propósito acompanhar o andamento de temas que impactam diretamente na qualidade de vida dos cidadãos. Também tem como objetivo fortalecer a cultura de transparência e participação, além de promover o debate público qualificado, de forma que fomente a eficiência na administração pública e incentive o direcionamento dos recursos públicos e privados para os setores prioritários, promovendo o desenvolvimento sustentável da cidade. 
Em Goiânia, a Assembleia Geral de Constituição ocorrerá no dia 30 de março, às 9:00h, na sede do SEBRAE (Avenida T3, nº 1000, Setor Bueno, Goiânia - GO), e a sessão solene de apresentação para a sociedade às 19:30h, no mesmo local. Os dois eventos contarão com a participação de organizações da sociedade civil, iniciativa privada, meios de comunicação e academia.
Para realizar o trabalho de acompanhamento dos temas da cidade, a Rede de Monitoramento irá trabalhar com uma lista de 137 indicadores distribuídos em diferentes áreas como segurança, energia, mobilidade, competitividade da economia, desigualdade urbana e uso do solo. Os indicadores prioritários são os que constam no Plano de Ação Goiânia Sustentável e serão avaliados a partir das estratégias e diretrizes definidas nele.
Fernando Penedo, coordenador nacional do projeto na Baobá – Práticas Sustentáveis, afirma que a iniciativa estimulará a participação social e o fortalecimento da democracia. Para ele, “com a formação e operação da rede de monitoramento, os cidadãos ganham dados confiáveis gerados a partir da análise técnica em assuntos de sustentabilidade urbana e poderão observar o que está sendo feito na construção de uma cidade sustentável”. Fernando ainda explica que “a proposição de ideias, ações e projetos para o futuro do município a partir da sociedade civil é tão importante quanto a observação da evolução dos indicadores na cidade”. A implementação das redes de monitoramento cidadão faz parte do Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Para Márcia Casseb, Especialista Sênior em Desenvolvimento Urbano e Saneamento e coordenadora do Programa CES no Brasil, a fundação das redes de monitoramento é uma etapa fundamental para a evolução e consolidação do Programa no país. “Buscamos construir um processo orgânico, coletivo, e que se somasse aos esforços de movimentos já empreendidos nas cidades do Programa. A partir das redes de monitoramento, esperamos aproveitar o esforço empreendido durante as fases do Programa que culminaram no lançamento do Plano de Ação e contribuir para o fortalecimento uma cultura de transparência, de participação dos cidadãos, debate público qualificado e de rendição de contas nas cidades brasileiras”. Para Roberto Barros Barreto, Diretor de Serviços de Governo da CAIXA, a parceira da CAIXA com o BID na CES reafirma o compromisso da CAIXA como banco público voltado à promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do país. “As redes de monitoramento cidadão objetivam proporcionar a participação do cidadão, por meio de representantes da sociedade civil organizada, no monitoramento de indicadores de sustentabilidade urbana nas cidades beneficiadas com o Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis - CES. Com isso, busca-se incentivar a construção da cidadania e uma maior transparência na gestão municipal”.
A metodologia CES foi criada em 2010 e focada em cidades médias e de crescimento acelerado na América Latina e Caribe e, até o presente momento, já foi executada em 71 cidades do continente. Além de Goiânia, outras quatro capitais brasileiras sediarão as redes de monitoramento cidadão: Florianópolis (SC), João Pessoa (PB), Palmas (TO) e Vitória (ES), com apoio financeiro do Fundo Socioambiental da Caixa.

Sobre o BID
O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Fundado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e o Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisa de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região.

Sobre o Fundo Socioambiental CAIXA
Como parceira estratégico do estado brasileiro no apoio às ações governamentais de redução da pobreza e do combate à exclusão social a CAIXA criou o Fundo Socioambiental - FSA CAIXA, em 2010, para apoiar financeiramente projetos e ações de caráter social e ambiental, prioritariamente no apoio à população e baixa renda. Dentre os projetos apoiados pelo FSA CAIXA destaca-se a aplicação da metodologia CES nas cidades de João Pessoa, Palmas, Vitoria e Florianópolis, resultado de parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O FSA também apoia a implantação das Redes de Monitoramento Cidadão.


Para acessar o Plano de Ação Goiânia Sustentável, acesse: http://www.iadb.org/pt/noticias/artigos/2012-07-30/plano-de-acao-cidades-emergentes-e-sustentaveis-goiania,10075.html


Imprensa
Baobá – Práticas Sustentáveis - (11) 5523.1975 / (11) 982241451

SEO

PAGE TITLE: Goiânia anuncia fundação da rede de monitoramento cidadão
PAGE DESCRIPTION: Goiânia anuncia fundação da Rede de Monitoramento Cidadão com o apoio do BID, CAIXA, Baobá – Práticas Sustentáveis e Prefeitura Municipal.
KEY WORDS: bid, CES, monitoramento cidadão, CAIXA, Baobá, participação cidadã, sustentabilidade, cidades sustentáveis, cidades emergentes
.

Unipaz celebra 30 anos

Dias 07 a 10 de setembro de 2017, a Rede Unipaz estará reunida na sede da Unipaz DF para celebração dos 30 anos da Unipaz no Brasil. 

Será um evento participativo, celebrativo e educativo que visa reunir aprendizes e ex-aprendizes de todos os Estados do Brasil, bem como amigos e simpatizantes do trabalho realizado pela Rede Unipaz. 

07/09/2017

Findhorn - Semana de Experiência

Dia 01 de julho/ 2017,  a Unipaz Goiás em parceria com a Viagem Tur, coordenam mais um grupo de Brasileiros para vivenciar a Semana de Experiência na Fundação Findhorn, Escócia. Serão 14 dias de puro encanto e inumeros aprendizados. 

Estamos com a ultima vaga do grupo disponivel. Os interessados, enviar e-mail para helyda@unipazgoias.org.br 

01/07/2017 Veja mais
download

Imersão: O trovão e o Vento com Kaká Werá

Essa história que Kaká Werá conta no livro O TROVÃO E O VENTO, é o tema da Imersão a ser realizada na Unipaz Goiás.
KAKÁ WERÁ é índio tapuia, escritor, empreendedor social, educador e psicoterapeuta. Além de peças de teatro premiadas, publicou vários livros, sendo dois deles, A Terra dos Mil Povos e As Fabulosas Fábulas de Iauretê (ed. Peirópolis), reconhecidos pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil como altamente recomendáveis, com mais de 300 mil exemplares vendidos no Brasil, com traduções na França e Alemanha. Como empreendedor social, teve suas ações premiadas com o troféu Transformadores, da Revista TRIP e também pela Ashoka Empreendedo. É membro do Colégio Internacional dos Terapeutas; especialista em Educação em Valores  Humanos pela Fundação Peirópolis; em Cultura de Paz pela UNIPAZ e em Coaching Evolutivo pelo IDECOH, licenciado pela Behavioral Coaching Institute, EUA.

15/06/2017 Veja mais

Apresentação de Obras Primas do curso de Formação Holística de Base

Nos dias 19 e 20 de maio, foram realizada apresentações de Obras Primas da turma 10 do curso de Formação Holística de Base, curso que está sob a coordenação da Dra. Tays Almeida Silva. 

Foram dois dias de muita emoção e o reconhecimento do poderoso método criado por Pierre Weil sobre a A arte de viver a vida!

Focos na pagina do facebook: https://www.facebook.com/unipazdegoias/?ref=bookmarks

 

19/05/2017

EU E AS MASCARAS

Desenvolver o autoconhecimento identificando aspectos da sombra  e da persona nas relações interpessoais e pessoais.

Sonia Tommasi - Psicóloga, Dra. em Ciências da Religião. Ms. em Psicologia da Saúde. Esp. em Musicoterapia, em Psicologia Analítica e em Arteterapia. Escritora.

25/02/2017 Veja mais
3941-5556
Rua 118, nº 179 - Setor Sul - Goiânia - GO - CEP. 74.085-400
contato@unipazgoias.org.br